Aviso COVID-19: Estão a ocorrer atrasos por parte das transportadoras, podendo em certos casos o transporte 24h alargar-se para 48h+

Como medir o diâmetro de um filamento 3D

Aqui partilhamos o método mais correto de como medir o diâmetro de um filamento 3D e determinar se o tamanho se encontra dentro das dimensões correctas.

Não é algo comum de acontecer, mas embora seja raro é sempre possível que um filamento 3D, qualquer que seja a marca, esteja com o diâmetro fora dos parâmetros definidos pela mesma (habitualmente 1.75+-0.05mm) e que isso esteja a afetar de alguma forma as tuas impressões.

O que acontece quando o diâmetro de um filamento se encontra fora do normal?

A situação mais problemática é quando o diâmetro se encontra acima >1.80mm o que pode causar "jams"/entupimentos dependendo da impressora e do seu extrusor.

Normalmente dimensões abaixo <1.70mm não causam tantos transtornos e apenas começam a afetar as impressões a partir dos <1.65mm onde as roldanas do extrusor podem deixar de conseguir agarrar o filamento.
Caso o filamento se encontre um pouco abaixo (e.g <1.70mm para 1.75mm) consegue-se corrigir facilmente ao aumentar um pouco o "Flux"/Fluxo de extrusão no slicer de modo a compensar pela underextrusion.

Caso o filamento tenha grandes e rápidas variações de diâmetro (+-0.05mm) ao longo da sua extensão poderá causar problemas onde não se consegue obter uma extrusão consistente ao longo da sua utilização.

Instruções:

Caso notes dificuldades na utilização de um filamento e suspeites que o problema possa ser do diâmetro, esta é a forma que deves proceder:

Precisas de:
1  - Paquímetro de medição digital
2 - Câmara/telemóvel com gravação de qualidade
3 - Do filamento problemático

Envia-nos:
Um vídeo contínuo de qualidade (onde seja possível ver legivelmente/claramente o seguinte)

1  - A Etiqueta da caixa do filamento
2 - A Etiqueta do Filamento
3 - A Medição do diâmetro do filamento
A medição do diâmetro do filamento com paquímetro deve ser realizada da seguinte forma (Tal como no vídeo ao lado)

- Inicializar o paquímetro no Zero (0.00mm) para calibração
- se verifiquem 3 medições sempre intercaladas com paragem no zero (calibração) seguido pela medição do diâmetro do filamento fora da tolerância.
- O filamento deve-se encontrar perpendicular ao paquímetro.
- Deve-se usar a parte mais grossa do paquímetro (E não as pontas finas) de modo a aumentar a superfície de contacto.
- O filamento deve-se encontrar estendido/mais vertical de modo a aumentar a superfície de contacto com o paquímetro tal como no vídeo.

Vídeo exemplo de como realizar a medição do filamento

Caso haja uma não conformidade com o filamento 3D, entra em contacto connosco para analisarmos o problema, reportar-mos a ocorrência à marca e devolvermos-te o dinheiro/trocar o produto com defeito.

Estes dados são essenciais para validarmos , reportarmos o problema internamente ao fabricante e evitarmos esta situação no futuro. Agradecemos antecipadamente a tua colaboração.

Posts relacionados:

Oferta #12
Não consegues imprimir? Devolvemos-te o dinheiro.

Garantia de satisfação de Filamentos 3D Evolt. Caso queiras devolver uma bobine usada, nós devolvemos o dinheiro correspondente ao que sobrar.

Oferta 11#

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

A nossa missão
Facilitar-te o acesso a produtos seleccionados com o rácio mais justo de qualidade/custo.Colocá-los ao teu dispor a um preço ainda melhor e tudo isto com stock em Portugal para que recebas os produtos o mais imediatamente possível
Links úteis
BlogTermos e Condições
Política de PrivacidadePolítica de CookiesRGPDResolução Alternativa de Litígios
Levantamento em mãos
Dispomos da possibilidade de levantar gratuitamente encomendas na nossa loja. Para além disso facultamos entregas gratuitas para o centro do Porto e Aveiro aquando da disponibilidade dos nossos membros.
Contactos
info@evolt.pt
Avenida de São Mateus, nº 263
Murtosa 3870-059
Aveiro, Portugal
Socialização faz bem
❤ Evolt 
2020
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram