Como limpar o Nozzle da tua impressora 3D?

O bico da impressora 3d, "Nozzle" como é mais conhecido, é uma das partes que a tua impressora vais acabar por consumir mais frequentemente (imediatamente a seguir aos filamentos 3D) e que necessita de manutenção tempo-a-tempo. 
É importante identificar um nozzle entupido ou semi-entupido para evitar perdas de qualidade na impressão das tuas peças ou correr o risco de uma impressão parar a meio devido a um entupimento completo.

Tipos de entupimento de Nozzle

Entupimento completo

Se imprimes em 3D, acontece-te mais cedo ou mais tarde ficares com o nozzle totalmente entupido.
Quando não sai mesmo qualquer tipo de plástico do nozzle, o mesmo encontra-se completamente entupido, conhecido também como um "full clog".

Entupimento parcial

Passa facilmente despercebido e pode ser um grande inimigo das tuas impressões e da sua qualidade final. Detritos que vão ficando agarrados ao canal interior do nozzle causam alterações na quantidade e direção do flow do plástico.

É fácil identificar um Nozzle entupido

"Duh, não sai nada pelo nozzle, tá entupido."🤔

Dito por alguém, algures, não sei quem foi.


Deixamos aqui alguns pontos que podes utilizar para identificar um entupimento de Nozzle:

- O motor do extrusor (e as roldanas) estão a fazer um barulho estranho (pode ser acompanhado pelo filamento não estar a sair pelo nozze)

- Já aqueceste o Nozzle à temperatura correcta de extrusão do material, mas o filamento não passa pelo buraco do nozzle mesmo quando empurrado/forçado manualmente.

- O filamento sai no Nozzle mas "enrola" fortemente para um dos lados em vez de sair a direito verticalmente.

- As tuas peças estão com falhas na impressão, conhecidas como "Under-extrustion".

- Mesmo com todas as settings de impressão correctas que costumavas usar, as tuas peças passaram a ter um mau acabamento com pontes "bridging" mal feitas e maus detalhes.

Podes utilizar uma impressão de teste de Bridging como este para identificar se um nozzle parcialmente entupido está a afetar as tuas impressões.

O problema é quando o entupimento é parcial

Todos conhecemos os "clogs" quando o nozzle fica completamente entupido.
🤕 Impressões de má qualidade? 🥵 Problemas durante a impressão?
🫵 Tu não reparas nestes entupimentos parciais, mas eles estão a afetar drasticamente o resultado das tuas impressões.

👉 Mas muito frequentemente os nozzles ficam com entupimentos parciais que passam despercebidos, mas acontecem devido à mudança de materiais ou à presença de imperfeições/impurezas nos filamentos, mesmo como o próprio pó do ar da sala de impressão.
😄 Neste vídeo demonstramos a forma mais fácil, rápida e eficiente de lidar com isto, garantindo que o canal interior do teu nozzle se mantém limpo com a ajuda de Kits de agulhas de limpeza.

Porque é que um nozzle fica entupido?

Quanto mais imprimes em 3D, com mudanças de materiais (restos dos materiais anteriores que se vão acumulando) e contaminações que vão no filamento que vão derretendo ou queimando, tal como o pó do ar, ocorre uma sedimentação destas impurezas e começam a acumular-se obstruções no canal do bico da tua impressora 3D, formando uma crosta no interior do teu nozzle que vão diminuir a qualidade das tuas Impressões 3D.

Como limpar o Nozzle

Utiliza um Kit de limpeza de Nozzle de impressora 3D

Esta é a forma mais fácil de fazer a manutenção do teu nozzle e evitar que entupimentos parciais afectem a qualidade das tuas impressões, ou que se venham a formar entupimentos completos.
Num kit standard de limpeza de nozzle vais encontrar pequenas agulhas, que podes usar para limpar o seu interior.

- Começa por aquecer o Nozzle (dependendo do material que utilizas)
- Insere a agulha de diâmetro correcto correspondente ao canal interior do teu nozzle.
- Repete várias vezes até a mesma sair limpa.

O clássico "Cold-Pull".

- Os melhores filamentos para realizar um "cold-pull" são filamentos de limpeza ou de Nylon.
- Para realizar um cold pull tens primeiro que (caso tenhas um) remover o teu tubo de bowden ou tubo PTFE.
- Aquece o hot end até à temperatura do teu filamento de limpeza.
- Aplica pressão manualmente no filamento e alimenta algum até que tenha saido algum filamento pelo nozzle.
- Desliga o aquecimento do Hot end e deixa o mesmo arrefecer enquanto continuas a aplicar pressão no filamento.
- Quando o hot end arrefece abaixo de 60ºc, o filamento de limpeza deverá ter agarrado bastante do "lixo" que se encontra no canal interior do nozzle.

Fevereiro 13, 2023

Posts relacionados:

Preço Mínimo Garantido

Encontraste mais barato? Igualamos o preço. Comprar na Evolt é saberes que estás a ter a melhor experiência em Portugal:Preços imbatíveis, a maior variedade de escolha, produtos de alta qualidade e um atendimento excepcional. O "Preço Mínimo Garantido" é uma garantia para te proteger e garantir que terás sempre o melhor negócio dos teus produtos […]

Como limpar o Nozzle da tua impressora 3D?

O bico da impressora 3d, "Nozzle" como é mais conhecido, é uma das partes que a tua impressora vais acabar por consumir mais frequentemente (imediatamente a seguir aos filamentos 3D) e que necessita de manutenção tempo-a-tempo. É importante identificar um nozzle entupido ou semi-entupido para evitar perdas de qualidade na impressão das tuas peças ou correr […]

F1 in Schools - STEM CHALLENGE

Conheçam a Apollo Racing! 🏎️ Uma equipa de jovens estudantes que participaram no F1 in Schools - STEM CHALLENGE ( Science, Technology, Engineering and Maths) 😎 Parabéns a toda a equipa! 🥳 Acabaram por atingir o 2° lugar no campeonato regional, rumo às nacionais onde atingiram o 8° lugar. 🧡 Esta é uma das várias […]

A nossa missão
Facilitar-te o acesso a produtos seleccionados com o rácio mais justo de qualidade/custo. Colocá-los ao teu dispor a um preço ainda melhor e tudo isto com stock em Portugal para que recebas os produtos o mais imediatamente possível
Links úteis
BlogTermos e Condições
Política de PrivacidadePolítica de CookiesRGPDResolução Alternativa de LitígiosTrabalha Connosco!
Levantamento em mãos
Dispomos da possibilidade de levantar gratuitamente encomendas nos Pickup 24/7.
Não dispomos de loja física.
Todas as compras de levantamento têm que ser previamente feitas online.
Obrigado pela compreensão!
Contactos
Largo Asilo da Gandarinha, nº 128
3720-362 Vila de Cucujães
Oliveira de Azeméis
Socialização faz bem
❤ Evolt 
2024
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram