Cores de Filamentos 3D em códigos RAL

Em Impressão 3D, como obter peças (ou filamentos) com uma cor RAL/CMYK/PANTONE/RGB específica?

Sabemos que é importante para marcas ou projectos, seguir os guidelines da marca e manter a sua consistência através da cor de uma peça impressa em 3D .

Como fazê-lo da forma mais fácil e com o melhor custo-beneficio?
Respondemos a isso neste artigo.

O que são códigos RAL/CMYK/PANTONE/RGB ?

RAL, Pantone, CMYK e RGB são quatro sistemas de cores distintos (existem mais e mais variações, mas estes são os principais).
Cada sistema de cores foi criado para o seu próprio uso / aplicação, por exemplo:

- CMYK (A mistura das cores "Cyan", "Magenta", "Yellow" e "Key" (Black)) é utilizado para a Impressão em serigrafia, papel, revistas, panfletos, cartões. Estas 4 cores/pigmentos básicas são combinadas para chegar às cores desejadas.
- Pantone é de funcionamento semelhante ao CMYK para impressão serigráfica mas bastante mais complexo ( utiliza 13 pigmentos base ) o que permite obter mais cores e melhor precisão nas cores.
- RGB, baseado em 3 cores principais da luz ("Red", "Green" e "Blue") é o sistema mais importante no mundo digital e o utilizado para gerar cores em monitores /ecrãs (Computadores, telemóveis etc).
Pode ser representado em valores HEX ou em valores decimais de unidade absoluta das cores RGB ( de 0 a 255 )ou também em HSL ( Hue, Saturation, Lightness)
- RAL,


Existem algumas razões pelo qual não levou aos fabricantes a adotarem códigos RAL aos filamentos 3D.

  • Na maioria dos casos cada fabricante/marca apenas se dedicam a produzir umas 15-30 cores (cores mais básicas para tentarem cobrir a maior necessidade de cores possível), enquanto que standards de cor como RAL têm centenas de cores.
  • Depois, as cores após impressas saem quase sempre diferentes da cor que está no filamento, Dependendo da impressora, da temperatura utilizada, do tamanho das camadas, as cores podem não ser drasticamente diferentes, mas dar códigos RAL (que é um valor absoluto) ao filamento poderia induzir clientes em erro.
  • Para além disso, todos os produtores/marcas têm dificuldades em manter a mesma cor 100% igual entre lotes, isto porque em filamentos onde é normal o material base variar (como o PLA, que por causa da sua natureza orgânica, em alturas diferentes do ano quando a fonte do PLA vem de diferentes materiais orgânicos, como beterraba ou milho ) podem vir com pequenas variações de cor, que embora sejam mínimas acabam por aftectar o resultado final e,dificulta produzirem sempre um PLA 100% igual ao anterior. Uma variação de 1-5% na cor poderia não ser muito visível a olho nu, mas já poderia passar a ser um valor RAL diferente
  • Embora para pessoas com experiência em design / conhecimento técnico, os códigos RAL sejam uma necessidade óbvia e façam todo o sentido, para a grande maioria dos utilizadores (e no geral é normal as marcas procurarem chegar à maioria dos utilizadores) os códigos RAL não dizem nada e podem ainda tornar o produto confuso.

Qual a melhor alternativa? Como obter uma peça impressa em 3D com a cor RAL correcta?

Possibilidade 1:

Na EVOLT dispomos de uma garantia única em que qualquer pessoa pode encomendar e testar qualquer filamento, e caso esse não seja a cor que pretenda usar (ou qualquer outra razão) pode sempre devolver o filamento a qualquer altura.
Para além disso tentamos sempre disponibilizar o maior número de exemplos possível de impressões realizadas com um determinado filamento. Nós pagamos por fotos de impressões 3D que os nossos clientes nos enviem, por isso podes sempre encontrar inúmeras fotos de exemplos nos filamentos para que possas ter a melhor ideia possível de qual a cor real de um filamento.

Possibilidade 2:

Como alternativa, a possibilidade mais acessível neste momento para obter um valor de cor RAL absoluto é recorrer ao tratamento/acabamento das peças impressas. No geral é sempre possível facilmente pintar a maioria dos materiais mais populares (como PLA ou PETG) pois aceitam bastante bem as tintas. Tintas acrílicas e tintas em forma de spray (mais rápidas e práticas) funcionam bastante bem.



🙂 Também com o crescimento da impressão 3D vai se ver cada vez mais necessidade procura de certos aspectos (tal como este do RAL) e vamos ver (algo que já começa a acontecer) marcas a produzirem filamentos à demanda com o RAL a pedido dos clientes. 🙂

Maio 13, 2021

Posts relacionados:

Como limpar o Nozzle da tua impressora 3D?

O bico da impressora 3d, "Nozzle" como é mais conhecido, é uma das partes que a tua impressora vais acabar por consumir mais frequentemente (imediatamente a seguir aos filamentos 3D) e que necessita de manutenção tempo-a-tempo. É importante identificar um nozzle entupido ou semi-entupido para evitar perdas de qualidade na impressão das tuas peças ou correr […]

F1 in Schools - STEM CHALLENGE

Conheçam a Apollo Racing! 🏎️ Uma equipa de jovens estudantes que participaram no F1 in Schools - STEM CHALLENGE ( Science, Technology, Engineering and Maths) 😎 Parabéns a toda a equipa! 🥳 Acabaram por atingir o 2° lugar no campeonato regional, rumo às nacionais onde atingiram o 8° lugar. 🧡 Esta é uma das várias […]

Bolas de Natal Personalizáveis para Impressão 3D

Cria gratuitamente as tuas próprias decorações de natal personalizadas com esta Bola customizável onde podes facilmente mudar o nome e decorá-la da forma que quiseres! 🎄 Podes editar o texto com nomes ou mudar/adicionar a tua prória font (tipo de letra) ❄️ Elementos decorativos de Natal prontos a usar, é só arrastar para o local […]

A nossa missão
Facilitar-te o acesso a produtos seleccionados com o rácio mais justo de qualidade/custo. Colocá-los ao teu dispor a um preço ainda melhor e tudo isto com stock em Portugal para que recebas os produtos o mais imediatamente possível
Links úteis
BlogTermos e Condições
Política de PrivacidadePolítica de CookiesRGPDResolução Alternativa de LitígiosTrabalha Connosco!
Levantamento em mãos
Dispomos da possibilidade de levantar gratuitamente encomendas nos Pickup 24/7.
Não dispomos de loja física.
Todas as compras de levantamento têm que ser previamente feitas online.
Obrigado pela compreensão!
Contactos
Largo Asilo da Gandarinha, nº 128
3720-362 Vila de Cucujães
Oliveira de Azeméis
Socialização faz bem
❤ Evolt 
2024
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram